- Capítulo 1: Conduz o leitor ao mundo dos antigos manuscritos gregos, como foram preparados, quem os preparou e como são avaliados.
- Capítulo 2: Descreve em detalhes os diferentes tipos de manuscritos e demais testemunhas do texto, como as versões e citações patrísticas.
- Capítulo 3: Inclui uma seção inteira sobre a história do texto escrito, desde sua composição nos tempos apostólicos até o final da Idade Média, terminando com uma discussão abrangente dos diferentes tipos de alterações textuais e suas características.
- Capítulo 4: Trata do texto impresso, suas origens no século XVI e as controvérsias que marcaram a história até os tempos modernos, período que testemunhou o surgimento da crítica textual.
- Capítulo 5: É dedicado a questões mais técnicas, entre as quais: como identificar e transcrever as variações presentes nos manuscritos e como utilizar um aparato crítico.
- Capítulo 6: Seção prática, que analisa alguns casos mais notórios do NT envolvendo divergências textuais, dando ao leitor uma visão mais clara sobre a disciplina de crítica textual.
- Capítulo 7: Oferece um exame detalhado de algumas tendências contemporâneas que, contrariando séculos de pesquisas e avanços, têm questionado os próprios fundamentos da crítica textual e tentado apresentar um quadro demasiadamente pessimista da história do texto e sua confiabilidade.
Público- Alvo
:: Estudantes e professores de teologia
:: Acadêmicos em geral
Características:
Código: EA983OT
ISBN: 789-85-218-0544-9
Formato: 17,0 x 23,0 cm
Páginas: 328